sábado, 5 de novembro de 2011

Alimentos funcionais

Os alimentos que possuem em sua composição além de nutrientes substâncias(fitoquímicos) que são ativas e auxiliam na prevenção de doenças e nas promoção da saúde do indivíduo são considerados funcionais.

Conheça alguns alimentos funcionais:

Alho: Apresenta na sua composição elementos como alicina, aliina e sulfato de dialina, que  auxiliam na redução do colesterol, possuem função hipotensora e anti coagulante. Alguns estudos demonstram que o alho possui também função antiparasitária, antibacteriana, antiviral e antifúgica.A alicina ,especificamente, de acordo com pesquisas, exerce uma função anticancerígena.

Cenoura: A cumarina existente na cenoura tem uma ação hipotensora,provavelmente por  agiar bloqueando os canais de cálcio. É importante lembrar do betacaroteno, que é antioxidante e percursor da vitamina A.


Tomate: Possui licopeno, que além de responsável pela cor avermelhada é antioxidante e apresenta ação anticancerígena relacionada especificamente ao câncer de próstata.


Cebola: Auxiliar no controle do diabetes em razão da presença de uma substância chamada glucoquinina, conhecida como um tipo natural de insulina. Também é antioxidante por ação da quercitina e possui os compostos presentes no alho.



Couve-flor, couve de bruxelas, couve, repolho, brócolis e nabo: Atuam na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de mama.É aconselhável a ingestão desses vegetais crus ou pouco cozidos.
Chicória e alcachofra: possui inulina, que apresenta papel importante no crescimento das bactérias benéficas do intestino, favorecendo o aumento da absorção de cálcio no orgão
A alcachofra contém silimarina ( flavonoide), que inibe o desenvolvimento de tumores e também protege o fígado contra sobrecarga tóxica.
A inulina é conhecida também por sua ação no controle de colesterol a triacilglicerol, controlando os níveis de glociose no sangue.

Legumonosas: Ajudam a diminuir e regular os níveis de colesterol e  e glicose no sangue, possuem substâncias antioxidantes e anticancerígenas. São as saponinas, as isoflavonas e os frutooligossacarídios (FOS) os responsáveis por essas ações benéficas, sem contar as leguminosas como soja, feijão, lentilhas, ervilhas, grão de bico e fava, que são fontes de proteínas, minerais, vitaminas e fibras.

Linhaça (semente): Possui fibras solúveis e insolúveis, sendo considerada a maior fonte alimentar de lignanas. Essa combinação faz que a linhaça auxilie na regulação dos sistemas imunologicos, intestinal e hormonal, além de reduzir a aterosclerose e agir como substância anticancerígena. A semente de linhaça deve ser batida com água  ou auco para melhor aproveitamento.

Soja: Bastante utilizada e conhecida em tratamentos para redução de colesterol (HDL), prevenção de sintomas da menopausa e tratamento da osteoporose, além de auxiliar na prevenção do câncer de mama, colo e útero, cólon, reto e próstata.


Berinjela: Polifenóis, saponinas, esteróides e flavonoides que estão presentes nesse alimento apresentam possíveis melhoras no controle do colesterol.


Gengibre: Contém gingerol, que de acordo com testes farmacológicos apresente características antipirética, analgésica e antiemética. A maioria dos efeitos é descrita de acordo com testes; apenas a ação antiemética já foi avaliada no homem.


Peixe: O arenque, o bacalhau, a tainha, o salmão, o linguado, a cavala, a sardinha, o atum, a truta e o cascudo são exemplos de peixes que possuem o ácido graxo Ômega 3.
O Ômega 3 é responsável por evitar a trombose cerebral e coronariana, além de controlar processos inflamatórios.

Chá verde: Apresenta na sua composição polifenoicos, catequinas e flavonoides. Esses compostos atuam na prevenção no câncer, principalmente o de estômago. Estudos apontam
para as catequinas e flavonoides como antioxidantes de destaque que diminuem sensivelmente problemas cardiovasculares. A vitamina K também faz parte da composição do chá-verde.

Vinho: Muito conhecido por sua propriedade funcional, a uva, responsável pela produção do vinho, apresenta na sua composição substâncias como luteonina e quercitina (flavonoides), que com sua ação antioxidante, diminuem problemas cardíacos. Existem outra substância conhecida como resveratrol, que é na verdade um composto fenólico, encontrado em grande quantidade nas uvas roxas e vermelhas. O resveratrol possui ação antioxidante, anti-inflamatória e auxilia na prevenção do câncer.

Esse foi mais um post relacionado a alimentação e estética.

Obrigada pela visitinha!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário