quinta-feira, 27 de junho de 2013

PINTAS E MARCAS NA PELE: QUANDO SE PREOCUPAR?

Qual pinta é perigosa?
Devo tirar todas as pintas?
O que é MELANOMA?

As pintas já foram consideradas um símbolo de sensualidade, onde aparentemente essas marcas são inofensivas e constituem um traço pessoal. No entanto elas perdem o glamour quando apresentam algumas características e podem levar, nos casos graves, ao câncer de pele
.
O melanoma é um tumor maligno desenvolvido a partir das células que produzem melanina, o melanócito. O problema é que essas células, por motivo ainda desconhecido, começam a se multiplicar desordenadamente e podem cair na circulação sanguínea e linfática, atingindo outras partes do corpo, como fígado, pulmão ou qualquer outro órgão, dando origem a chamada metástase.

O melanoma é o tumor de pele mais grave podendo levar a morte. Por este motivo, é importante fazer o autoexame das pintas com certa frequência.
Nem sempre uma pinta isolada vai se transformar em um melanoma, mas é melhor diagnosticar o problema antes da sua multiplicação.

COMO FAZER ISSO?
Existe uma regra de fácil compreensão que envolve as quatro primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D.
Quando um dos itens abaixo estiver presente, a recomendação é procurar um medico e retirar a pinta para exame de laboratório.

A- de Assimetria: isto é, se imaginarmos uma divisão ao meio da pinta, os lados não são iguais.
B- de borda: se esta for irregular, serrilhada ou NÃO uniforme.
C- de cor: se for escura ( preta ou azulada) ou mais de uma cor numa mesma pinta.
D- de dimensão: se for maior que 6 mm de diâmetro.




SEMPRE OBSERVANDO SE A PINTA NÃO CRESCEU, INFLAMOU OU SANGROU.

O tratamento seguro e eficaz para as pintas é a retirada cirúrgica, seguida de biópsia para avaliação das margens, isto é, foi tirada totalmente. Além disso. deve haver controle médico semestral ou anual, dependendo do tipo de e da profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário