sábado, 1 de outubro de 2011

Limpeza de Pele

No inicio de um tratamento facial, é necessário realizar previamente  uma limpeza de pele. A técnica utilizada baseia-se no biotipo cutâneo, de acordo com as características individuais.

Primeiramente deve-se observar a ficha de avaliação do cliente, para selecionar os cosméticos adequados e definir a prioridade na limpeza de pele, como extração de lesões acneicas, por exemplo.

O processo de uma limpeza de pele segue nos itens :

 Higienização,Esfoliação,Tonificação,Emoliência,Extração,Assepcia com Aparelho Alta Frequência, Pode se fazer umna drenagem facial (se quiser), Máscara e por ultimo Protetor solar.

Higienização:Aplicar uma loção de limpeza na face com movimentos circulares,retirar com algodão e água.Objetivo de retirar sujidades e a oleosidade excessiva da pele.

Esfoliação:Aplicar o esfoliante na face, com movimentos suaves e circulares,retirar com algodão e água. Objetivo de remoção de céluas mortas.

Tonificação:Aplicar o tônico em um algodão e passar suavemente sobre a pele,não retirar. Existem vários tipos de tônico, cada um para um tipo de pelesão eles: ADSTRINGENTE, CALMANTE, NUTRITIVO, ANTISSÉPTICO, HIDRATANTE.O Objetivo dele é equilibrar o ph da pele.

Emoliência:Aplica-se sobre a face um creme ou loção emoliente,para facilitar a extração, aplicando algodões umedecidos para proteger a pele e para ajudar a manter a emoliência. Pode ser associada com O vapor de ozônio ou uma máscara térmica deixando por aproximadamente 15 min.

Extração: Após a emoliência a esteticista deve utilizar luva e de preferência uma lupa para proteção e também para enchergar melhor a pele.Utiliza-se algodão umedecido com água ou alguma loção antisséptica para extração dos comedões.O processo deve ser realização no máximo 25 min.

Assepcia com Alta frequência: Esse aparelho é utilizado pós extração por conta do seu efeito bactericida, descongestionante e cicatrizante.
Aplica-lo aproximadamente 5 min.A intensidade, é necessário que ocorra o faiscamento do eletrodo, respeitando-se a sensibilidade do cliente. É importante realizar a desinfecção dos eletrodos após o uso, para isso, ultiliza-se algodão embebido em álcool 70%.
Contra indicações: Marca passo cardíaco, gestantes, alterações de sensibilidade, pele com produtos inflamáveis e neoplasias.

Máscara: Utiliza-se máscara calmante, descongestionante ou secativa. O tempo de aplicação varia de 10 a 20 min.Retirar com algodão e água.

Finalização: Após a retirada da máscara facial, aplica-se o protetor solar (gel, loção ou creme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário