segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estrias, Por quê aparecem? e Tratamentos indicados

Famosas e Temidas ESTRIAS, por que aparecem e tratamentos indicados:
Frequentemente as estrias são descritas como cicatrizes, no entanto, elas NÃO SÃO.A pele com estrias apresentam  modificações nas fibras colágenas ( que dão firmeza a sustentação a pele), na substância fundamental amorfa e nos fibroblastos (célula que produz colágeno e elastina), no começo elas aparecem avermelhadas , com o passar do tempo ficam esbranquiçadas.
O surgimento dos sintomas iniciais variam, os primeiros sinais clínicos podem ser classificados por: prurido, dor (em alguns casos), e uma “elevação” rosada .Sendo denominada RUBRA.
Na fase seguinte, onde já se passou algum tempo que a estria surgiu, elas tornam-se esbranquiçadas, sendo denominada de estrias ALBA.
As causas da formação das estrias são muitas, sendo elas OBESIDADE, CRESCIMENTO REPENTINO( RÁPIDO), HEREDITARIEDADE, ALTERAÇÕES HORMONAIS e GRAVIDEZ.
1-Produção hormonal: O aumento do hormônio estrógeno(responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher iniciando na adolescência)na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez a estria é agravada pelo estiramento da pele, com a junção dos fatores HORMÔNIO + ESTIRAMENTO DA PELE (pela gravidez) torna-se INEVITÁVEL o surgimento das estrias, por isso a prevenção desse ser redobrada.
2-Uso de medicamentos: O uso de medicamentos onde provocam uma retenção de liquido no corpo como no caso de corticoides. Ele promove uma formação de edemas pelo corpo onde diminui a elasticidade da pele, ocasionando assim as estrias.
3-Crescimento acelerado: As estrias também podem aparecer pelo crescimento acelerado entre 12 e 16 anos. É muito comum desta fase observarmos o franco surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes.
4-Efeito sanfona: Emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas não resistem ocasionando o surgimento das estrias.
5-Pré disposição genética: Se sua mãe ou avó tiveram estrias ,provavelmente você terá, pois é uma característica genética, a nível de pele.
6-O esforço excessivo para ganhar massa muscular: Muitas vezes a alimentação inadequada,  junto a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.
                           Principais localizações:
Glúteos, seios, abdômen, coxas, região lombossacral (comum em homens), fossa poplítea (atrás do joelho), tórax, região ilíaca, antebraço.
                                         Evolução:
No inicio elas se apresentam avermelhadas como um processo inflamatório, passado um tempo se tornam fundas e brancas.
Os fibroblastos (células responsáveis por formar a pele) possuem baixa capacidade de produção na pele estriada, podendo ser alterado com o uso de ELETROTERAPIA.
Tratamentos:
Para evitar o aparecimento recomenda-se uma hidratação intensa da pele com cremes de loções apropriadas. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gordura da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
As estrias não somem. Existe tratamentos onde melhoram o aspecto estético estimulando a formação de tecido de colágeno( responsável pela sustentação, textura da pele) nas lesões.
Para isso existem várias técnicas podendo ser empregadas, entre elas PEELINGS, SUBCISÃO, DERMOABRASÃO, INTRADERMOTERAPIA u uso contínuo de alguns tipos de ácidos.
TRATAMENTO INDICADOS:
*Peeling;
*Eletrolifting;
*Microcorrentes;
*Hidratação;
*Nutrição.
                RECEITA CASEIRA PARA PREVENÇÃO DAS ESTRIAS
Para você que não tem como pagar um tratamento estético, aí vai uma receita caseira.
Pegue uma esponja vegetal, sabão de côco e um hidratante corporal.
Primeiro você umedece a pele e coloca o sabão na esponja  esfregando suavemente sobre as estrias até ficar um pouquinho vermelho( não esfregar muito forte para não machucar), após isso retira o sabão, enxuga a pele e passa o hidratante no mesmo lugar onde passou a esponja.
Repita isso de 2 a 3x por semana.
SEMPRE DEIXAR A PELE HIDRATADA E TOMAR MUITA ÁGUA!

Espero que tenham gostado....até o próximo post! :D

Um comentário:

  1. parabéns tbm estou me formando na área de estética e adorei seu blog bjsss andréa noronha

    ResponderExcluir