quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HLDG ( Celulite)

Olá galera...nesse primeiro post já começarei com um assunto que é um dos maiores inimigos das mulheres...a CELULITE!

 Cerca de 95% das mulheres “sofrem” de celulite, podendo acontecer em mulheres magras, gordas, jovens, velhas, que fazem ou não exercícios e, além disso, pode ser provocado por diversos motivos que geralmente atuam em conjunto.
Na verdade, celulite não é um termo correto para definir o problema, já que o sufixo ite significa inflamação, algo que não está presente nas alterações observadas no fenômeno. Com o desenvolvimento dos estudos e das pesquisas, o termo que ficou definido cientificamente é Hidrolipodistrofia ginóide (HLDG)

Hidro= relativo a água e outros líquidos
lipo= relativo a gordura
Distrofia=desordem nas trocas metabólicas do tecido
Gino= designado de mulher
Óide=forma de
      
Não é sinônimo de gordura, mas sim por mudanças na estrutura interna das células de gordura (adipócitos) e na substância que as envolve.


         A HLDG ocorre na Derme e Hipoderme, essas duas camadas tem a função primordial de sustentação à pele e resistência aos traumas, funcionando como uma espécie de amortecedor.

         Derme: é um tecido conjuntivo composto por células, fibras elásticas, vasos sanguíneos e terminações nervosa, tudo isso mergulhado em uma substância gelatinosa conhecida como Substância Fundamental ou Amorfa.

        Hipoderme: é onde fica concentrado o maior número de células de gordura (adipócitos).

     * O Sistema Linfático presente nesta camada é responsável pelo recolhimento do excesso delíquido do tecido.                                           


           Processo de formação

         A HLDG se inicia na Derme, mais precisamente na Substância Fundamental, que possui consistência gelatinosa e tende a endurecer quando há uma desordem como o acúmulo de água, sais e resíduos na região. O acumulo destas substâncias vão formando nódulos que inicialmente não são muito endurecidos nem muito visíveis, mas com o tempo, começam a congestionar e se transformar em uma espécie de esponja.
        Com isso as paredes dos vasos e das células se rompem,as fibras elasticas que promovem a elasticidade da pele também se rompem formando redes fibrosas( endurecidas) onde sufocam nervos e vasos( veias).
        Ocorre internamente um acúmulo de fluídos onde a própria drenagem do corpo não consegue eliminar o excesso dele .


        As células de gordura agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno (fibras que definem a textura da pele), o que atrapalha a circulação sanguínea.Sendo assim a pele fica com uma textura irregular onde acontece uma mudança na corrente sanguínea, drenagem linfática onde o próprio corpo faz, na gordura e tecido conjuntivo.


                 
      Principais causas da Celulite são:

     *Hereditariedade: vem da genética dos pais

    *Fatores hormonais: puberdade, menopausa, sindrome pré-menstrual, gravidez e durante o início da pílula.
    
   *Fatores circulatórios: Pessoas com problema na circulação do sangue,onde geralmente quem tem varizes terá mais chance de obter celulite.

   *Fatores alimentares: Alimentação NÃO saudável.

      Deve-se evitar:

  -Sal: em grandes quantidades no organismo, facilita a retenção de líquidos , promovendo a formação de edemas e prejudicando ainda mais todo o tecido onde a celulite se desenvolve;

  -Gordura, frituras e doces em demasia: além de dificultar a digestão aumentam o número e o tamanho das células gordurosas, congestionando o tecido;

  -Enlatados, refrigerantes e açúcar: costumam ter em sua composição substâncias que se transformam em toxinas e que o organismo tem dificuldade de eliminar.

 O quê comer?

 -Acrescentar mais fibras à alimentação: verduras, frutas, com casca e cereais integrais, pois eles ajudam o organismo a eliminar as toxinas em geral;
-Tomar muita água (de 1 a 2 litros por dia): a água também atua na limpeza do organismo, ativando o funcionamento dos rins e da bexiga, melhorando a eliminação de toxinas;
-Escolher alimentos magros: de preferência carnes menos gordurosas (peixe, peito de frango, ou de peru), vegetais com baixo teor de carboidratos (abobrinha, brócolis, espinafre e aspargo, por exemplo, lembrando que este último é particularmente benéfico, já que age como um diurético natural)

*Obesidade- não precisa nem de exemplos né hahaha

*Hábitos de vida- Sedentarismo, excesso de toxinas – a ingestão de álcool, refrigerantes, café, chá preto, cigarro, não tomar água suficiente e em quantidade adequada, uma alimentação incorreta podem culminar num excesso de toxinas no organismo, o que influencia diretamente na instalação e /ou agravamento da celulite.

E outros fatores como :

*Gravidez                                                

*Menopausa                                 

*Problemas ortopédicos

*Estresse
*Anticoncepcionais    

*Uso de corticoides.

ENFIM

A HLDG envolve sempre um tratamento delicado, onde, nem sempre vemos o resultado de uma maneira rápida.

Pode-se dizer que não há cura.

Podemos melhorar o aspecto externo,mas haverá sempre a necessidade de fazer tratamentos estéticos para manutenção.

Espero que tenham gostado,próximo post será :

 TRATAMENTOS PARA A CELULITE :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário