segunda-feira, 1 de julho de 2013

ACNE


Quem já se aborreceu ao olhar no espelho e ver seu próprio rosto coberto por aqueles desagradáveis pontinhos pretos que chamamos de cravos?

E que adolescente já não praguejou contra aquela espinha enorme que apareceu bem no meio da testa justamente no dia daquela balada que seria inesquecível?  Cravos, espinhas, nódulos, caroço, cicatrizes...

O que você talvez não saiba é que esse conjunto de lesões caracteriza uma das DOENÇAS de pele mais comuns e que recebe o nome de ACNE

Essa doença pode acometer pessoas de qualquer idade, mas ela é particularmente presente na adolescência. O que, por si só, já torna o problema maior, pois o adolescente considera a boa aparência como razão fundamental para sua aceitação pelo grupo e um rosto cheio de “berebas” pode torna-lo arredio, com baixa autoestima e tendência para o isolamento social. Com parte dos colegas, o que os leva a se isolarem casa vez mais.

 Por que aparece a acne?

A grande responsável pela doença é a glândula sebácea, localizada em uma camada da pele conhecida como derme. Essa glândula se prende ao folículo piloso, formando o chamado folículo pilossebaceo, e através de um canal vai se abrir na superfície da pele por um orifício conhecido como óstio (POROS).

Durante a infância, as glândulas sebáceas são pequenas e permanentemente inibidas praticamente não produzindo qualquer tipo de sebo. Por isso a pele das crianças é lisa, homogênea e sem oleosidade. Quando chega a puberdade, a produção dos hormônios sexuais masculinos (andrógenos) e femininos (estrógenos) aumenta muito.

Estimuladas por esses hormônios (principalmente os andrógenos), as glândulas sebáceas passam a produzir uma grande quantidade de sebo vai se acumulando no canal da glândula o pode acabar obstruindo os poros. Com a obstrução, forma-se o cravo preto, que nada mais é que o sebo oxidado. Com o acumulo de sebo ao longo do canal da glândula, muitas bactérias encontram aí um ambiente favorável para crescerem e se reproduzirem. Essas bactérias produzem uma série de substâncias que acabam provocando uma inflamação.

Várias espinhas reunidas vão formando caroços ou cistos e a inflamação vai se tornando cada vez maior. As lesões ais profundas acabam virando um furo e provocam cicatrizes que são difíceis de desaparecer.

Tratamento da acne:

Sempre procurar um profissional da Estética ou até um Dermatologista para ajudar no tratamento.

A pele com espinhas deve ser lavada duas vezes ao dia com sabonete neutro facial, ou algum especifico para a pele acneica. A lavagem serve para prevenir o entupimento dos poros. Além da lavagem, pode-se aplicar na pele uma substancia capaz de desobstrui-los. Entre essas substancias, estão os ácidos retinoico, glicólico, azelaico e o peroxido de benzoila.

Em alguns casos são indicados cremes antibióticos ou até antibióticos via oral.

ALGUNS OUTROS CUIDADOS :

Não esprema os cravos e espinhas, isso favorece a inflamação ( somente esteticistas podem fazer a limpeza de pele, e assim poder “espremer”, pois além de todo o cuidado com cosméticos específicos e luvas, são também utilizados aparelhos cicatrizantes após a extração dos cravos, assim prevenindo inflamações).

Evite exposição ao sol. O sol tem efeito secativo, porém com a pele inflamada ele pode levar ao aparecimento de manchas e engrossamento, assim facilitando o entupimentos dos poros.

Cuidado com a maquiagem, os cosméticos devem ser usados do modo correto, e em muitos casos evitados, pois levam ao entupimento dos poros, se é imprescindível o uso de maquiagens, deve-se então fazer uma higienização correta da pele para a retirada de TODA a maquiagem.

Usar tônicos calmantes ou adstringentes para manter a pele com o PH equilibrado, e usar frequentemente um protetor solar na forma de GEL, o qual não é oleoso.

Cuidados com a alimentação, adicionar mais frutas e verduras e diminuir alimentos gordurosos (frituras, maionese, creme de leite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário