quinta-feira, 27 de junho de 2013

PINTAS E MARCAS NA PELE: QUANDO SE PREOCUPAR?

Qual pinta é perigosa?
Devo tirar todas as pintas?
O que é MELANOMA?

As pintas já foram consideradas um símbolo de sensualidade, onde aparentemente essas marcas são inofensivas e constituem um traço pessoal. No entanto elas perdem o glamour quando apresentam algumas características e podem levar, nos casos graves, ao câncer de pele
.
O melanoma é um tumor maligno desenvolvido a partir das células que produzem melanina, o melanócito. O problema é que essas células, por motivo ainda desconhecido, começam a se multiplicar desordenadamente e podem cair na circulação sanguínea e linfática, atingindo outras partes do corpo, como fígado, pulmão ou qualquer outro órgão, dando origem a chamada metástase.

O melanoma é o tumor de pele mais grave podendo levar a morte. Por este motivo, é importante fazer o autoexame das pintas com certa frequência.
Nem sempre uma pinta isolada vai se transformar em um melanoma, mas é melhor diagnosticar o problema antes da sua multiplicação.

COMO FAZER ISSO?
Existe uma regra de fácil compreensão que envolve as quatro primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D.
Quando um dos itens abaixo estiver presente, a recomendação é procurar um medico e retirar a pinta para exame de laboratório.

A- de Assimetria: isto é, se imaginarmos uma divisão ao meio da pinta, os lados não são iguais.
B- de borda: se esta for irregular, serrilhada ou NÃO uniforme.
C- de cor: se for escura ( preta ou azulada) ou mais de uma cor numa mesma pinta.
D- de dimensão: se for maior que 6 mm de diâmetro.




SEMPRE OBSERVANDO SE A PINTA NÃO CRESCEU, INFLAMOU OU SANGROU.

O tratamento seguro e eficaz para as pintas é a retirada cirúrgica, seguida de biópsia para avaliação das margens, isto é, foi tirada totalmente. Além disso. deve haver controle médico semestral ou anual, dependendo do tipo de e da profundidade.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tem pele oleosa? Veja alguns alimentos que auxiliam na melhora da sua pele

Pessoas com a pele oleosa NUNCA devem esquecer de cuida-la todos os dias.
Além dos cuidados com produtos específicos, não podemos esquecer que o alimento também é um forte aliado na melhora dessa oleosidade.
 
Alimentos como frituras, gorduras, fast food, chocolates, amendoim, avelã, nozes e amêndoas devem ser evitadas pois elas aumentam a oleosidade da pele.
 Já as frutas como morango, acerola, laranja, abacaxi, framboesa, melancia, pêssego e mamão papaia são ótimas para diminuir a oleosidade da pele, devido as suas ações antioxidantes e revitalizantes.
 
É recomendada a ingestão de 2 a 3 frutas (ou fatias, dependendo da fruta) por dia, seja na forma da própria fruta ou através de sucos, porém, temos que lembrar que, suco de frutas devem ser ingeridos no momento em que foi feito, pois ao deixar o suco na geladeira ou em temperatura ambiente por muito tempo, perderemos totalmente suas vitaminas, pois elas oxidam (se perdem) em contato com o ar.