terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Colágeno e Elastina

Demorei mais vim com mais informações sobre Ativos que são importantes para nosso corpo...hoje venho falar um pouco sobre Colageno e Elastina, que são os responsáveis pela firmeza e elasticidade da nossa pele!!


Vou falar sobre Hidrolisado de colágeno:
* Ele é obtido dos ossos e tendões de bovinos;
* É uma proteína encontrada em nosso organismo cuja capacidade de armazenar água vai diminuindo à medida que  envelhecemos;

* Molécula de alto peso molecular, com grande poder de hidratação, que dá sustentação  a pele.
* Utilizado em cremes nutritivos e hidratantes;

* Pode ser veiculado em géis, cremes e loções.

* Existem fórmulas ou sachêS que encontramos em farmácias de manipulação onde podemos tomar o colágeno hidrolisado, sendo muitas vezes mais eficiente do que no uso em cremes, já que suas moléculas são maiores do que  as moléculas de outros ativos que penetram na pele mais fácil do que o próprio colágeno.


Existem pessoas que se iludem com aquele ditado de GELATINA JÁ CONTÉM COLÁGENO,PARA QUE GASTAR DINHEIRO COM ISSO?
Explico... a quantidade de colágeno que existe na gelatina é muito pouco perto da quatidade que você precisa para sustentar seu corpinho inteiro, então, de nada adianta, gelatina é bom para comer de sobremesa e só...nada mais. hahaha


Hidrolisado de elastina:
* Produto obtido dos tendões dos bovinos. Assim como o colágeno, ests proteína vai diminuindo com o envelhecimento, o que provoca uma perda da elasticidade da pele;

* Aumenta a elasticidade da pele e a retenção de água.
Aumenta a melhora a turgidez da pele;
* Utilizada em cremes, géis ou loções.
Fluído de Colágeno com Elastina + Vitamina E

Ambos podem ser ionizados através de aparelhos estéticos, desde que não contenham material gorduroso.

São muito indicados para a melhora de unhas, cabelos, e principalmente ajudando a prevenir as temidas ESTRIAS.

Um exemplo para prevenção de estrias:
Se você vai fazer uma cirurgia para por silicone, recomenda-se começar a tomar o colágeno hidrolisado uns 2/3 meses antes da cirurgia, pois a pele com as substâncias compostas das fórmulas ficarão mais preparadas para serem esticadas, prevenindo assim as estrias.

Outro exemplo é de quem está querendo engravidar, já começando a tomar antes para prevenir o aparecimento das estrias na barriga.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Protetor solar!

O post de hoje falará um pouco sobre o uso do famoso Protetor solar, onde não temos que usar somente na praia e sim TODOS OS DIAS.

O sol agride a pele mais do que é possível visualizar. Devagar ele vai deixando as células com pequenos defeitos que se transformarão, mais tarde, em manchas e câncer de pele.
O protetor solar deve ser usado desde criança, para assim haver uma prevenção da doença.


Por que o sol faz mal?
A luz emitida por ele, principalmente aquela chamada de UVB( ultravioleta B) chega a pele e agride várias estruturas como: DNA, melanócitos( células que fazem a melanina), vasos (que promovem a irrigação da pele), fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela firmeza da pele), entre outras.
Essa agressão é neutralizada, em parte, pelas defesas naturais da pessoa, mas vai se acumulando até que com idades mais avançadas (por volta dos 40 anos) começam a aparecer as consequências dessa agressão: aspereza, manchas, rugas e os vários tipos de câncer de pele.


O SOL NÃO É IMPORTANTE à SAÚDE?

O sol promove bem-estar e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele.
Essa vitamina é importante para evitar o raquitismo. O tempo de exposição ao sol necessário para ativá-la é pequeno, cerca de 10 min diários são suficientes para sua ativação.


O que é protetor solar?
Protetor solar é um produto cuja formula terá ingredientes capazes de proteger a pele do sol. Eles também podem conter outros princípios ativos como hidratantes, antioxidantes e clareadores.
Existem vários tipos de protetor solar, os em creme, pomada,spray, géis e loções, onde devem ser escolhidos conforme o tipo de cada pele.


Se a pele é seca, é indicado o protetor em creme (onde a composição tem mais óleo do que água, sendo assim mais hidratante a pele)
Se a pele é oleosa é indicado o protetor em gel (onde a composição é mais água do que óleo, prevenindo assim mais um excesso de oleosidade).

O Protetor solar deve ser aplicado sempre 30 min antes da exposição ao sol,se estiver em praia reaplicar pelo menos de 40 min a 1 hora, em dias normais deve ser reaplicado no mínimo 3x ao dia.
Lembrando que a luz das lâmpadas também queimam a pele tanto quanto o sol.

Enfim, devemos lembrar que HOJE não veremos nada de diferença em nossa pele, mesmo não usando protetor.. quase nada se modifica, MAS daqui uns anos, tudo aquilo que deixamos de proteger, aparecerá 4x mais.


VAMOS CUIDAR DA NOSSA PELE GENTE!!...AFINAL ELA É UM DOS NOSSOS               PRINCIPAIS CARTÕES DE VISITA!!...

Segredos para pele bonita

Uma pele protegida hoje, é uma pele saudável amanhã.